Conheça o Ano Novo Chinês – Ano da Cabra

Ano-novo-chinês-ano-da-cabra

O Festival da Primavera, amplamente conhecido como o Ano Novo Chinês no Ocidente, é o festival tradicional mais importante, e a celebração mais importante para as famílias na China. É um feriado oficial, em que a maioria dos chineses tem 8 dias de folga do trabalho.

A data é baseada no calendário lunar.

O Ano Novo Chinês de 2015 começa na quinta feira, dia 19 de fevereiro e terminará dia 05 de março. É o dia do primeiro mês e primeiro dia no calendário lunar chinês, e geralmente é em janeiro ou fevereiro, pois varia de ano para ano (Sempre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro).

O calendário lunar chinês é associado com o zodíaco chinês, que tem doze signos representados por animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Cada animal representa um ano em um ciclo de 12 anos, começando no dia do ano novo chinês. 2015 é o ano da cabra.

8b6a1a15129443308add18a3

2015 – O ano da Cabra

2015 é o ano da “Cabra”, de acordo com o com zodíaco chinês. Se você nasceu no ano da cabra, deve ter um cuidado especial em 2015, de acordo com a astrologia chinesa.

Um Festival que as famílias ficam juntas

O jantar do Ano Novo Chinês é um momento para a família ficar junta. Onde quer que estejam, as pessoas vão para casa para comemorar o festival com suas famílias.

O jantar na véspera do ano novo é chamado de Jantar da Reunião e acredita-se ser a refeição mais importante do ano. Famílias grandes, com várias gerações, se sentam ao redor da mesa e apreciam a comida e o tempo juntos.

A importância da reunião durante o Festival tem causado algumas situações cada vez mais difíceis para as mulheres da China. Os casais nos últimos anos querem ir para casas diferentes para o festival. Divórcios estão acontecendo por causa de disputas sobre para qual casa ir durante o ano novo (No passado, um casal sempre ia para a casa do homem, a menos que o marido se junte a família da mulher no casamento).

Como o Ano Novo Chinês é comemorado tradicionalmente

O Festival da Primavera tem uma história de mais de 4.000 anos. Dizem que ela se original a partir de uma crença em divindades que tinham que ser sacrificadas a cada ano. Quando os termos solares mudaram, ditando a atividade agrícola, especialmente no final do ano, as pessoas iam sacrificar algo para os deuses e orar por uma boa colheita.

Atividades Culturais

A dança do leão do Ano Novo Chinês

Muitas atividades culturais ocorrem durante o festival. As zonas rurais e pequenas cidades tem celebrações mais tradicionais, como soltar fogos de artifícios, o culto dos antepassados e danças do dragão. Jogar bombinhas e soltar fogos de artifício são comuns durante a temporada do Festival da Primavera em toda a China.

Nos templos em muitas cidades chinesas, existem danças tradicionais que podem ser vistas: Danças do dragão, danças do leão e apresentações que representam eventos do palácio, como o casamento de um imperador. Uma grande variedade de produtos tradicionais chineses e lanches que são raramento vistos durante o resto do ano são encontrados.

Decorações da sorte em toda a parte

Lanternas Vermelhas

Cada rua, construção e casa é decorada com vermelho. “Vermelho” é a cor principal do festival, pois acredita-se ser uma cor auspiciosa. Lanternas vermelhas são penduradas na rua, enfeites vermelhos são colados nas portas, bancos e edificios são decorados de vermelho e com fotos que retratam imagens de prosperidade.

Como 2015 é o ano da cabra, decorações relacionadas a cabra serão bem vistos. Há bonecas de cabras vermelhas para crianças e pinturas do Ano Novo.

Envelopes vermelhos – Os presentes mais populares

Como o Natal no Ocidente, as pessoas trocam presentes durante o Festival da Primavera. Os presentes mais comuns são envelopes vermelhos. Envelopes vermelhos tem dinheiro e são indicados para crianças e idosos (aposentados). Não é um costume dar envelopes vermelhos para adultos.

Comidas que significam sorte

Bolinhos Chineses são uma obrigação para o Ano Novo Chinês. Certos alimentos são consumidos durante o festival por causa de seus significados simbólicos, com base em seus nomes ou aparência.

O peixe é uma obrigação para o ano novo chinês como a palavra chinesa para peixes (鱼 yú /yoo/) soa como a palavra excedente. Acreditam que comer peixe é trazer muito dinheiro e boa sorte para o ano que vem.

Outro alimento tradicional são bolinhos chineses. Porque a forma dos bolinhos parecem com lingotes de prata – uma espécie de dinheiro antigo chinês. Os chineses acreditam que comer os bolinhos vai trazer mais dinheiro e riqueza para o próximo ano.

As superstições – Como ter sorte em 2015

Superstições do ano novo chinês

Os chineses acreditam que, como o Festival da Primavera é o inicio de um ano novo, o que você faz irá afetar a sua sorte no ano que vem. Há muitas superstições para a temporada do Festival da Primavera. Essas superstições costumam ser aplicados até um mês antes do festival e continua até o final do festival (dia 15, O Festival da Lanterna). Elas são seguidos rigidamente em áreas rurais pelas gerações mais velhas, mas as pessoas mais jovens e em área urbana podem não conhecer.

Alguns chineses acreditam que não se deve lavar os cabelos ou fazer limpeza durante os três primeiros dias, que é como varrer/lavar a boa sorte.

O choro de uma criança acreditam que traz má sorte para a família, então os mais novos são acalmados rapidamente.

Outra coisa interessante é a cueca vermelha. Você vai ver cuecas vermelhas sendo vendidas em supermercados e mercados de rua. Vermelho afasta a má sorte e azar. Para as pessoas nascidas no ano do bode (1919, 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003), cueca vermelha é uma obrigação para o ano de 2015.

Orar em um templo durante o Ano Novo Chinês é para ser abençoado e irá dar um ano suave. Em Xangai, a maior cidade da China, milhares vão para o Templo Longhua, o maior templo da cidade, orar para a boa fortuna.

Fonte

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s